O EMM já está consolidado como uma ferramenta fundamental de gestão, mas você conhece os benefícios que sua empresa pode adquirir implementando essa solução? Confira!

Você sabe o que é EMM? Esta é a sigla em inglês para Enterprise Mobility Management, ou em tradução livre, “gerenciamento de mobilidade corporativa”. Mas o que isso significa na prática? EMM é um conjunto de serviços e políticas que, alinhado à tecnologia da informação, auxilia na gestão de dispositivos corporativos móveis.

Dentro desta solução existem diversas siglas como: MAM, MDM, UEM. Cada uma delas atua de forma distinta dentro da estratégia de gestão. Tudo isso ajuda em soluções para os funcionários que tem um celular corporativo, por exemplo. A seguir, listamos algumas das vantagens em utilizar o EMM em empresas:

  1. Maior produtividade

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Deloitte concluiu que 76% dos brasileiros entrevistados faz uso do celular frequente ou muito frequentemente para fins pessoais no horário de trabalho. Com o EMM, é possível segmentar o acesso de hardwares específicos e monitorar o tempo dispendido em atividades corporativas, garantindo mais produtividade no dia-a-dia.

2. Seguridad

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no ano passado, tem por objetivo assegurar que as pessoas tenham mais controle sobre seus dados na internet. Entretanto, uma pesquisa realizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) aponta que os vazamentos de dados cresceram em 493% no Brasil. Quando uma empresa faz uso do EMM nos aparelhos móveis corporativos de seu funcionário, garante a segurança das informações institucionais e proteção de seus dados pessoais, inclusive em caso de perda ou furto do aparelho.

3. Otimização de recursos

Outro benefício importante para os gestores que utilizam o EMM, é a possibilidade de otimizar os recursos e até mesmo, gerar economia para a empresa. Por meio deste recurso, é possível controlar melhor o inventário, garantir que o colaborador tenha mais tempo para tarefas importantes e reduzir a aquisição de novos equipamentos ao garantir maior vida útil aos mesmos.

4. Melhoria na eficiência de processos

Utilizando uma plataforma de EMM, todos ganham. Para a equipe de TI, fica muito mais prático acessar os dispositivos de maneira remota, facilitando para realizar ajustes, atualizações de aplicativos e sistemas, além de prestar assistência ao colaborador. Já o gestor pode ter a tranquilidade da segurança de dados, melhorar a produtividade da equipe e tomar decisões de maneira mais assertiva. Por fim, o colaborador pode contar com segurança para realizar seu trabalho por meio de dispositivos móveis em qualquer lugar, além de garantir uma ótima experiência com a versão mais atualizada das aplicações.

Os benefícios do uso de ferramentas EMM para a gestão de TI e Telecom são muitos e abrangem todos os setores da empresa. Para garantir a eficiência de sua consultoria nesse processo, conheça serviços EMM que a BTB oferece e tenha mais segurança, economia e soluções práticas em sua empresa.